O que é um projeto de arquitetura?

 Pode-se definir  Projeto Arquitetônico como a  materialização da idéia, do espaço imaginado, é a representação da concepção projetual. Através dele  é possível estudar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de resolver todos os problemas envolvidos nesse processo. Assim a finalidade do projeto arquitetônico é prever possíveis problemas de execução do projeto proposto e garantindo que a obra saia como planejada.


O projeto arquitetônico é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto.

O projeto arquitetônico é essencial. É constituído de:


Implantação

Plantas de cobertura

Planta baixa

Cortes e elevações superiores

Layout gráfico

Hoje a tecnollogia contribui para excelentes resultados, como o projeto em 3D, Maquete Eletrônica, muitos softwares permitem que o cliente passeie pela casa, antes mesmo de construi-la. mas basicamente o projeto arquitetônico é provida de 5 etapas, dentre elas pode-se citar:


Levantamento de dados

Estuda-se as principais características do terreno e entorno, enquanto o  cliente indica seus objetivos e necessidades.


 


Estudo preliminar

Em seguida ao processo de levantamento de dados, o arquiteto já tem condições para fazer um esboço inicial do projeto. Assim dar se inicio a elaboração da planta com o aval do cliente.


 


Anteprojeto

Nesta etapa, as dimensões e características da obra serão definidas. Será elaborado o projeto com a criação da planta-baixa de cada pavimento, contendo informações de cada ambiente, pilares, cálculo das áreas e etc. A volumetria, estrutura, planta de cobertura e instalações gerais serão definidas.


 


Projeto legal

A configuração do projeto deve estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, com a finalidade de ser aprovada pela prefeitura municipal da cidade.


 


Projeto executivo:

Ultimo projeto, consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto. Integrando o projeto aos projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico etc), dando plenas condições à execução da obra, conforme o detalhamento do projeto.